Arquivo do blog

Seguidores

domingo, 5 de junho de 2016

Plano de trabalho docente de Sociologia 3º ano - Terceiro Bimestre

PLANEJAMENTO BIMESTRAL

Disciplina: Sociologia - Professor : Alexandre Marques de Freitas Turma: 3º ano – Ensino Médio
Terceiro Bimestre


Matriz de referência/ Foco Aprendizagem/ AAP – Habilidade/ Descritor

Habilidades Desenvolvidas do currículo Oficial – SEE/SP

Conteúdos Abordados/ Projetos Escolares contemplados

Estratégias utilizadas/ Materiais necessários
Avaliação: instrumentos e critérios estabelecidos
Recuperação: instrumentos e critérios estabelecidos

  • Compreender a distinção relacional que marca a constituição do Estado e sociedade civil e as configurações político-administrativas de gestão do Estado frente às demandas de participação da sociedade civil.
  • Analisar as lutas sociais e conquistas obtidas no que se refere às mudanças nas legislações ou nas políticas públicas.
  • Analisar a importância dos valores éticos na estruturação política das sociedades.
  • Relacionar cidadania e democracia na organização das sociedades.
  • Identificar estratégias que promovam formas de inclusão social.
  • Compreender o conceito geral de Estado e suas formas
  • Distinguir o conceito de Estado da concepção de governo e identificar as principais formas de governo (monarquia e república) e suas características
  • Identificar e reconhecer diferentes sistemas de governo(presidencialismo,
  • parlamentarismo,semipresidencialismo)
  • Compreender a organização interna dos poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário), sua natureza e funções
  • Identificar os componentes do poder Legislativo, compreender o sistema de
  • representação proporcional e o papel de senadores e deputados no âmbito federal
  • Desenvolver noções claras sobre o funcionamento das eleições no Brasil, a formação dos partidos, a importância do voto e o papel do eleitor no sistema democrático
  • Estabelecer uma reflexão crítica sobre a atuação do cidadão no controle da representação política na relação entre eleitores e representantes eleitos
  • A organização política do Estado brasileiro
  • Estado e governo
  • Formas e sistemas de governo
  • Organização dos poderes
  • Executivo, Legislativo e Judiciário
  • Eleições e partidos políticos
  • Aula expositiva e discussão dos temas das aulas
  • Proposta curricular
  • Livro didático :
  • BOMENY,Helena (organizadora) Tempos modernos, tempos de Sociologia. São Paulo. Editora do Brasil. 2007
  • Bibliografia Complementar :
  • GIDDENS, Anthony. Sociologia. Porto Alegre. Artmed, 2005
  • VILA NOVA, Sebastião. Introdução à Sociologia. São Paulo. Atlas. 1999
  • Exibição de filmes
  • Artigos de jornais e revistas
  • Apresentações em powerpoint
  • Atividades na Biblioteca
  • Avaliação dissertativa – critérios : Senso crítico, clareza das ideias, pertinência das informações, adequação à norma culta.

  • Avaliação com questões de múltipla escolha - critério : Indicação das respostas corretas.

  • Elaboração de mapas conceituais

  • Pesquisa – critérios : Clareza das ideias, adequação das fontes de informação, obediência às normas de pesquisa em trabalhos escolares.

  • Recuperação : Avaliação escrita : critérios : Senso crítico, clareza das ideias, pertinência das informações, adequação à norma culta.










Nenhum comentário:

Postar um comentário