Arquivo do blog

Seguidores

domingo, 5 de junho de 2016

Plano de Trabalho docente de Sociologia 3º ano - Quarto Bimestre

PLANEJAMENTO BIMESTRAL

Disciplina: Sociologia - Professor : Alexandre Marques de Freitas Turma: 3º ano – Ensino Médio
Quarto Bimestre


Matriz de referência/ Foco Aprendizagem/ AAP – Habilidade/ Descritor

Habilidades Desenvolvidas do currículo Oficial – SEE/SP

Conteúdos Abordados/ Projetos Escolares contemplados

Estratégias utilizadas/ Materiais necessários
Avaliação: instrumentos e critérios estabelecidos
Recuperação: instrumentos e critérios estabelecidos
  • Caracterizar e analisar distintos fenômenos sociais a partir de diferentes fontes analíticas aportadas pela Sociologia.
  • Compreender a dinâmica étnico-racial subjacente na permanência das desigualdades sociais a partir da racialização das desigualdades de classe e renda.
  • Relacionar cidadania e democracia na organização das sociedades. Identificar estratégias que promovam formas de inclusão social.
  • Analisar o papel da justiça como instituição na organização das sociedades.
  • Analisar a atuação dos movimentos sociais que contribuíram para mudanças ou rupturas em processos de disputa pelo poder.
  • Abordar a problemática da reprodução da violência por meio de sua banalização
  • Questionar o lugar do ser humano em meio ao conflito social, à intolerância religiosa, ao racismo e à desigualdade social
  • Reconhecer os problemas da individualização na sociedade contemporânea
  • Compreender o que significa a desumanização e a “coisificação” do outro e quais os fatores que contribuem para esses fenômenos
  • Resgatar a especificidade da condição humana e dos direitos fundamentais à vida, à liberdade, à dignidade, à pessoa e às condições mínimas de sobrevivência
  • Estabelecer uma reflexão crítica acerca da importância do sonho e da esperança como motivadores da ação transformadora da realidade social
  • O que é não cidadania
  • Desumanização e coisificação do outro
  • Reprodução da violência e da desigualdade social
  • O papel social e politicamente transformador da esperança e do sonho
  • Aula expositiva e discussão dos temas das aulas
  • Proposta curricular
  • Livro didático :
  • BOMENY,Helena (organizadora) Tempos modernos, tempos de Sociologia. São Paulo. Editora do Brasil. 2007
  • Bibliografia Complementar :
  • GIDDENS, Anthony. Sociologia. Porto Alegre. Artmed, 2005
  • VILA NOVA, Sebastião. Introdução à Sociologia. São Paulo. Atlas. 1999
  • Exibição de filmes
  • Artigos de jornais e revistas
  • Apresentações em powerpoint
  • Atividades na Biblioteca
  • Avaliação dissertativa – critérios : Senso crítico, clareza das ideias, pertinência das informações, adequação à norma culta.

  • Avaliação com questões de múltipla escolha - critério : Indicação das respostas corretas.

  • Elaboração de mapas conceituais

  • Pesquisa – critérios : Clareza das ideias, adequação das fontes de informação, obediência às normas de pesquisa em trabalhos escolares.

  • Recuperação : Avaliação escrita : critérios : Senso crítico, clareza das ideias, pertinência das informações, adequação à norma culta.









Um comentário: