PLANEJAMENTO
BIMESTRAL
Disciplina: Sociologia - Professor : Alexandre Marques de Freitas -
Turma: 1º ano – Ensino Médio
Quarto Bimestre
Matriz
de referência/ Foco Aprendizagem/ AAP – Habilidade/ Descritor
|
Habilidades
Desenvolvidas do currículo Oficial – SEE/SP
|
Conteúdos
Abordados/ Projetos Escolares contemplados
|
Estratégias
utilizadas/ Materiais necessários
|
Avaliação:
instrumentos e critérios estabelecidos
|
Recuperação:
instrumentos e critérios estabelecido
|
Compreender
a dinâmica étnico-racial subjacente na permanência das
desigualdades sociais a partir da racialização das
desigualdades de classe e renda.
Conceituar
e distinguir raça e etnia no interior do debate sobre racismo e
antirracismo no
Brasil
e na produção das ciências sociais brasileiras.
Analisar
a atuação dos movimentos sociais que contribuíram para
mudanças ou rupturas em processos de disputa pelo poder.
Compreender
a dinâmica de gênero subjacente na permanência das
desigualdades
sociais
a partir da generificação das desigualdades de classe e renda.
Conceituar
e diferir gênero, sexo, orientação sexual e diversidade
sexual.
Conceituar
e diferir sexismo, misoginia, homofobia e heteronormatividade.
|
Reconhecer
e analisar formas de manifestação da desigualdade social
Compreender
a desigualdade na construção social de gênero
Compreender
criticamente a ideia de raça e etnia
Distinguir
as diferentes abordagens sociológicas do conceito de classe
social
Identificar
fatores que expressam a desigualdade social no Brasil
|
O
que nos desiguala como humanos
Conteúdo
simbólico dos relacionamentos sociais
Da
diferença à desigualdade: comparação entre os dois conceitos
Etnias,
classes sociais, gêneros e gerações
|
Aula
expositiva e discussão dos temas das aulas
Proposta
curricular
Livro
didático :
BOMENY,Helena
(organizadora) Tempos modernos, tempos de Sociologia. São Paulo.
Editora do Brasil. 2007
Bibliografia
Complementar :
GIDDENS,
Anthony. Sociologia. Porto Alegre. Artmed, 2005
VILA
NOVA, Sebastião. Introdução à Sociologia. São Paulo. Atlas.
1999
Exibição
de filmes
Artigos
de jornais e revistas
Apresentações
em powerpoint
Atividades
na Biblioteca
”
|
Avaliação
dissertativa – critérios : Senso crítico, clareza das ideias,
pertinência das informações, adequação à norma culta.
Recuperação
: Avaliação escrita : critérios : Senso crítico, clareza das
ideias, pertinência das informações, adequação à norma
culta.
|
|
|
|
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário