Arquivo do blog

Seguidores

domingo, 5 de junho de 2016

Plano de trabalho docente de Sociologia 2º ano - Primeiro Bimestre

PLANEJAMENTO BIMESTRAL

Disciplina: Sociologia - Professor : Alexandre Marques de Freitas - Turma: 2º ano - Ensino Médio
Primeiro Bimestre


Habilidades Desenvolvidas do currículo Oficial – SEE/SP

Conteúdos Abordados/ Projetos Escolares contemplados

Estratégias utilizadas/ Materiais necessários
Avaliação: instrumentos e critérios estabelecidos
Recuperação: instrumentos e critérios estabelecidos
Refletir sobre a questão da diversidade nacional de forma crítica
Desenvolver habilidades de leitura, produção de textos contínuos e expressão oral
Ler e interpretar tabelas que expressam a diversidade nacional em seus diferentes
aspectos
Distinguir emigração e imigração e identificá-los como elementos constitutivos da
diversidade nacional
Estabelecer uma reflexão sobre as razões da migração
Desenvolver uma visão sociológica da figura do estrangeiro
Compreender e operar com os conceitos de assimilação e aculturação
Apreender o significado da relação entre estabelecidos e outsiders
Sensibilizar-se em relação às tensões que ocorreram na formação da diversidade brasileira

  • De onde vem a diversidade social brasileira?
  • A população brasileira
  • Diversidade nacional e regional
  • O estrangeiro do ponto de vista sociológico
  • A formação da diversidade
  • Migração, emigração e imigração
  • Aculturação e assimilação
  • A formação do Brasil
  • Aula expositiva e discussão
  • O conceito de mito fundador
  • Os mitos fundadores da sociedade brasileira
  • O povo brasileiro – Darcy Ribeiro
  • O homem cordial – Sérgio Buarque de Hollanda










  • Aula expositiva e discussão do tema das aulas

  • Proposta curricular
  • Livros didáticos – Introdução à Sociologia ( Sebastião Vila Nova – Editora Atlas)

  • Bibliografia Complementar – A importância do conceito de cultura sobre o conceito de homem

  • Exibição de filmes

  • Artigos de jornais e revistas
  • Apresentações em powerpoint

  • Atividades na Biblioteca

  • Avaliação dissertativa – critérios : Senso crítico, clareza das ideias, pertinência das informações, adequação à norma culta.

  • Avaliação com questões de múltipla escolha - critério : Indicação das respostas corretas.

  • Pesquisa – critérios : Clareza das ideias, adequação das fontes de informação, obediência às normas de pesquisa em trabalhos escolares.

  • Recuperação : Avaliação escrita : critérios : Senso crítico, clareza das ideias, pertinência das informações, adequação à norma culta.













Nenhum comentário:

Postar um comentário