Arquivo do blog

Seguidores

domingo, 5 de junho de 2016

Plano de trabalho docente de Sociologia 2º ano - Segundo Bimestre

PLANEJAMENTO BIMESTRAL

Disciplina: Sociologia - Professor : Alexandre Marques de Freitas - Turma: 2º ano – Ensino Médio
Segundo Bimestre


Matriz de referência/ Foco Aprendizagem/ AAP – Habilidade/ Descritor

Habilidades Desenvolvidas do currículo Oficial – SEE/SP

Conteúdos Abordados/ Projetos Escolares contemplados

Estratégias utilizadas/ Materiais necessários
Avaliação: instrumentos e critérios estabelecidos
Recuperação: instrumentos e critérios estabelecidos
  • Estabelecer a relação entre indivíduo e sociedade mediante a análise do conceito de
identidade.
  • Compreender o conceito antropológico de cultura e a crítica ao etnocentrismo e ao relativismo cultural.
  • Diferenciar distintas apropriações do conceito de cultura: capital cultural; cultura de massa; indústria cultural, erudita e popular.

  • Compreender a teoria dos papéis sociais e seu teor funcionalista frente à crítica aportada pelo estruturalismo e pelas posições pós-estruturalistas.

  • Compreender a abordagem funcionalista do desvio social a partir do conceito de anomia e as suas críticas.
  • Analisar a construção das identidades em diversos enquadres culturais.

  • Compreender a noção de cultura e diferenciá-la da de cultura de massa
  • Desenvolver habilidades de leitura, produção de textos contínuos e expressão oral
  • Distinguir a ideia de sociedade do conceito de cultura
  • Refletir criticamente a respeito da produção em massa
  • Questionar a noção de juventude
  • Compreender de que maneiras os jovens se relacionam com a sociedade de consumo e a
  • produção de cultura
  • Estabelecer uma reflexão crítica sobre a apropriação de elementos para consumo de
  • massa na produção da identidade juvenil
  • A importância da cultura na vida social
  • Cultura material e cultura não-material
  • Funções da cultura
  • Aculturação
  • Cultura e subcultura
  • Cultura erudita e cultura popular
  • Cultura, consumo, consumismo e comunicação de massa
  • Construção da identidade pelos jovens
  • Esteriótipos
  • Aula expositiva e discussão dos temas das aulas
  • Proposta curricular
  • Livro didático :
  • BOMENY,Helena (organizadora) Tempos modernos, tempos de Sociologia. São Paulo. Editora do Brasil. 2007
  • Bibliografia Complementar :
  • GIDDENS, Anthony. Sociologia. Porto Alegre. Artmed, 2005
  • VILA NOVA, Sebastião. Introdução à Sociologia. São Paulo. Atlas. 1999
  • Exibição de filmes
  • Artigos de jornais e revistas
  • Apresentações em powerpoint
  • Atividades na Biblioteca

  • Avaliação dissertativa – critérios : Senso crítico, clareza das ideias, pertinência das informações, adequação à norma culta.

  • Avaliação com questões de múltipla escolha - critério : Indicação das respostas corretas.

  • Elaboração de mapas conceituais

  • Pesquisa – critérios : Clareza das ideias, adequação das fontes de informação, obediência às normas de pesquisa em trabalhos escolares.

  • Recuperação : Avaliação escrita : critérios : Senso crítico, clareza das ideias, pertinência das informações, adequação à norma culta.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário