PLANEJAMENTO
BIMESTRAL
Disciplina: Sociologia
- Professor :
Alexandre Marques de Freitas - Turma: 2º ano – Ensino Médio
Segundo Bimestre
Matriz
de referência/ Foco Aprendizagem/ AAP – Habilidade/ Descritor
|
Habilidades
Desenvolvidas do currículo Oficial – SEE/SP
|
Conteúdos
Abordados/ Projetos Escolares contemplados
|
Estratégias
utilizadas/ Materiais necessários
|
Avaliação:
instrumentos e critérios estabelecidos
|
Recuperação:
instrumentos e critérios estabelecidos
|
identidade.
Compreender
o conceito antropológico de cultura e a crítica ao
etnocentrismo e ao relativismo cultural.
Diferenciar
distintas apropriações do conceito de cultura: capital
cultural; cultura de massa; indústria cultural, erudita e
popular.
|
Compreender
a noção de cultura e diferenciá-la da de cultura de massa
Desenvolver
habilidades de leitura, produção de textos contínuos e
expressão oral
Distinguir
a ideia de sociedade do conceito de cultura
Refletir
criticamente a respeito da produção em massa
Questionar
a noção de juventude
Compreender
de que maneiras os jovens se relacionam com a sociedade de
consumo e a
produção
de cultura
Estabelecer
uma reflexão crítica sobre a apropriação de elementos para
consumo de
massa
na produção da identidade juvenil
|
A
importância da cultura na vida social
Cultura
material e cultura não-material
Funções
da cultura
Aculturação
Cultura
e subcultura
Cultura
erudita e cultura popular
Cultura,
consumo, consumismo e comunicação de massa
Construção
da identidade pelos jovens
Esteriótipos
|
Aula
expositiva e discussão dos temas das aulas
Proposta
curricular
Livro
didático :
BOMENY,Helena
(organizadora) Tempos modernos, tempos de Sociologia. São Paulo.
Editora do Brasil. 2007
Bibliografia
Complementar :
GIDDENS,
Anthony. Sociologia. Porto Alegre. Artmed, 2005
VILA
NOVA, Sebastião. Introdução à Sociologia. São Paulo. Atlas.
1999
Exibição
de filmes
Artigos
de jornais e revistas
Apresentações
em powerpoint
Atividades
na Biblioteca
|
Avaliação
dissertativa – critérios : Senso crítico, clareza das ideias,
pertinência das informações, adequação à norma culta.
Recuperação
: Avaliação escrita : critérios : Senso crítico, clareza das
ideias, pertinência das informações, adequação à norma
culta.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário