PLANEJAMENTO
BIMESTRAL
Disciplina: Sociologia -
Professor : Alexandre Marques de Freitas - 1º ano – Ensino Médio
Terceiro Bimestre
Matriz
de referência/ Foco Aprendizagem/ AAP – Habilidade/ Descritor
|
Habilidades
Desenvolvidas do currículo Oficial – SEE/SP
|
Conteúdos
Abordados/ Projetos Escolares contemplados
|
Estratégias
utilizadas/ Materiais necessários
|
Avaliação:
instrumentos e critérios estabelecidos
|
Recuperação:
instrumentos e critérios estabelecido
|
Compreender
o conceito antropológico de cultura e a crítica ao
etnocentrismo e ao relativismo cultural.
Diferenciar
distintas apropriações do conceito de cultura: capital
cultural; cultura de massa; indústria cultural, erudita e
popular.
Associar
as manifestações culturais do presente aos seus processos
históricos.
Comparar
pontos de vista expressos em diferentes fontes sobre determinado
aspecto da cultura.
Identificar
as manifestações ou representações da diversidade do
patrimônio cultural e artístico em diferentes sociedades.
|
um
ser cultural
Compreender
a ideia de cultura de um ponto de vista antropológico
Reconhecer
o caráter social e culturalmente construído da humanidade
Distinguir
instinto de cultura
Reconhecer
o papel da cultura e do instinto na vida dos homens
Compreender
que a humanidade só existe na diferença
Identificar
as características da cultura
|
O
que nos une como humanos? O que nos diferencia?
Conteúdo
simbólico dos relacionamentos sociais
A
unidade do Homem e as diferenças entre os homens: o que nos
diferencia como
humanos
Conteúdos
simbólicos da vida humana
Cultura:
características
A
humanidade na diferença
|
Aula
expositiva e discussão dos temas das aulas
Proposta
curricular
Livro
didático :
BOMENY,Helena
(organizadora) Tempos modernos, tempos de Sociologia. São Paulo.
Editora do Brasil. 2007
Bibliografia
Complementar :
GIDDENS,
Anthony. Sociologia. Porto Alegre. Artmed, 2005
VILA
NOVA, Sebastião. Introdução à Sociologia. São Paulo. Atlas.
1999
Exibição
de filmes
Artigos
de jornais e revistas
Apresentações
em powerpoint
Atividades
na Biblioteca
”
|
Avaliação
dissertativa – critérios : Senso crítico, clareza das ideias,
pertinência das informações, adequação à norma culta.
Recuperação
: Avaliação escrita : critérios : Senso crítico, clareza das
ideias, pertinência das informações, adequação à norma
culta.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário