Arquivo do blog

Seguidores

domingo, 5 de junho de 2016

Plano de trabalho docente de Sociologia 3º ano - Primeiro Bimestre

PLANEJAMENTO BIMESTRAL

Disciplina: Sociologia - Professor : Alexandre Marques de Freitas - Turma: 3º ano – Ensino Médio
Primeiro Bimestre


Matriz de referência/ Foco Aprendizagem/ AAP – Habilidade/ Descritor

Habilidades Desenvolvidas do currículo Oficial – SEE/SP

Conteúdos Abordados/ Projetos Escolares contemplados

Estratégias utilizadas/ Materiais necessários
Avaliação: instrumentos e critérios estabelecidos
Recuperação: instrumentos e critérios estabelecidos
  • Analisar o caráter político que envolve as relações sociais: as formas diretas e indiretas de participação política, as relações de poder e a politica das relações cotidianas.
  • Analisar a representação politica e o exercício da cidadania na sociedade brasileira.
  • Compreender a distinção relacional que marca a constituição do Estado e sociedade civil e as configurações político-administrativas de gestão do Estado frente as demandas de participação da sociedade civil.
Compreender o significado e as origens das palavras “cidadão” e “cidadania”

Distinguir e reconhecer o que são direitos civis, políticos, sociais e humanos
Desenvolver uma compreensão inicial sobre a relação entre a formação do Estado brasileiro e a constituição dos direitos civis, políticos, sociais e humanos no Brasil
Analisar criticamente as condições de exercício da cidadania no Brasil ao longo da história
Compreender de que maneiras a cidadania está formalmente concebida na Constituição Brasileira de 1988
Ler, interpretar e analisar o texto original da Constituição Brasileira
Estabelecer uma reflexão crítica sobre a formalização dos direitos da cidadania e as suaspossibilidades de efetivação
Ler, interpretar e analisar trechos do Estatuto da Criança e do Adolescente, do Código deDefesa do Consumidor e do Estatuto do Idoso
Estabelecer uma reflexão crítica sobre os direitos e os deveres do cidadão
  • O que é cidadania?
  • O significado de ser cidadão ontem e hoje
  • Direitos civis, políticos, sociais e humanos
  • O processo de constituição da cidadania no Brasil
  • A Constituição Brasileira de 1988
  • Direitos e deveres do cidadão
  • A expansão da cidadania para grupos especiais: crianças e adolescentes, idosos e mulheres











  • Aula expositiva e discussão do tema das aulas
  • Proposta curricular
  • Livros didáticos – Introdução à Sociologia ( Sebastião Vila Nova – Editora Atlas)
  • Bibliografia Complementar – A importância do conceito de cultura sobre o conceito de homem
  • Exibição de filmes
  • Artigos de jornais e revistas
  • Apresentações em powerpoint
  • Atividades na Biblioteca


  • Avaliação dissertativa – critérios : Senso crítico, clareza das ideias, pertinência das informações, adequação à norma culta.

  • Avaliação com questões de múltipla escolha - critério : Indicação das respostas corretas.

  • Pesquisa – critérios : Clareza das ideias, adequação das fontes de informação, obediência às normas de pesquisa em trabalhos escolares.

  • Recuperação : Avaliação escrita : critérios : Senso crítico, clareza das ideias, pertinência das informações, adequação à norma culta.




























Nenhum comentário:

Postar um comentário