PLANEJAMENTO
BIMESTRAL
Disciplina: Sociologia
- Professor :
Alexandre Marques de Freitas - Turma: 2º ano – Ensino Médio
Quarto Bimestre
Matriz
de referência/ Foco Aprendizagem/ AAP – Habilidade/ Descritor
|
Habilidades
Desenvolvidas do currículo Oficial – SEE/SP
|
Conteúdos
Abordados/ Projetos Escolares contemplados
|
Estratégias
utilizadas/ Materiais necessários
|
Avaliação:
instrumentos e critérios estabelecidos
|
Recuperação:
instrumentos e critérios estabelecidos
|
aportadas
pela Sociologia.
Avaliar
criticamente conflitos culturais, sociais, políticos, econômicos
ou ambientais ao longo da história.
Analisar
as lutas sociais e conquistas obtidas no que se refere às
mudanças nas legislações ou nas políticas públicas.
Analisar a importância dos valores éticos na estruturação
política das sociedades
|
Compreender
criticamente a problemática da violência no contexto brasileiro
Reconhecer
a existência de diferentes formas de violência: simbólica,
física e psicológica
Identificar
e compreender de forma crítica como a violência doméstica, a
violência sexual e a violência na escola são exercidas em suas
diversas formas (simbólica, física e psicológica)
Estabelecer
uma reflexão sobre os processos de produção e reprodução da
violência
Desenvolver
um olhar sociológico sobre os fatores sociais, econômicos,
históricos e contextuais que contribuem para explicar os
fenômenos violentos
Desenvolver
um questionamento quanto ao papel de cada um na produção e
reprodução da violência escolar (bullying)
|
O
aluno em meio aos significados da violência no Brasil
O
que é violência
Violências
simbólicas, físicas e psicológicas
Diferentes
formas de violência
doméstica,
sexual e na escola
|
Aula
expositiva e discussão dos temas das aulas
Proposta
curricular
Livro
didático :
BOMENY,Helena
(organizadora) Tempos modernos, tempos de Sociologia. São Paulo.
Editora do Brasil. 2007
Bibliografia
Complementar :
GIDDENS,
Anthony. Sociologia. Porto Alegre. Artmed, 2005
VILA
NOVA, Sebastião. Introdução à Sociologia. São Paulo. Atlas.
1999
Exibição
de filmes
Artigos
de jornais e revistas
Apresentações
em powerpoint
Atividades
na Biblioteca
|
Avaliação
dissertativa – critérios : Senso crítico, clareza das ideias,
pertinência das informações, adequação à norma culta.
Recuperação
: Avaliação escrita : critérios : Senso crítico, clareza das
ideias, pertinência das informações, adequação à norma
culta.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário