Arquivo do blog

Seguidores

domingo, 5 de junho de 2016

Plano de trabalho docente de Sociologia 2º ano - Quarto Bimestre

PLANEJAMENTO BIMESTRAL

Disciplina: Sociologia - Professor : Alexandre Marques de Freitas - Turma: 2º ano – Ensino Médio
Quarto Bimestre


Matriz de referência/ Foco Aprendizagem/ AAP – Habilidade/ Descritor

Habilidades Desenvolvidas do currículo Oficial – SEE/SP

Conteúdos Abordados/ Projetos Escolares contemplados

Estratégias utilizadas/ Materiais necessários
Avaliação: instrumentos e critérios estabelecidos
Recuperação: instrumentos e critérios estabelecidos
  • Identificar a tensão entre individuação e socialização nas teorias sociológicas clássicas
  • Caracterizar e analisar distintos fenômenos sociais a partir de diferentes fontes analíticas
aportadas pela Sociologia.
  • Avaliar criticamente conflitos culturais, sociais, políticos, econômicos ou ambientais ao longo da história.
  • Analisar as lutas sociais e conquistas obtidas no que se refere às mudanças nas legislações ou nas políticas públicas. Analisar a importância dos valores éticos na estruturação política das sociedades

  • Compreender criticamente a problemática da violência no contexto brasileiro
  • Reconhecer a existência de diferentes formas de violência: simbólica, física e psicológica
  • Identificar e compreender de forma crítica como a violência doméstica, a violência sexual e a violência na escola são exercidas em suas diversas formas (simbólica, física e psicológica)
  • Estabelecer uma reflexão sobre os processos de produção e reprodução da violência
  • Desenvolver um olhar sociológico sobre os fatores sociais, econômicos, históricos e contextuais que contribuem para explicar os fenômenos violentos
  • Desenvolver um questionamento quanto ao papel de cada um na produção e reprodução da violência escolar (bullying)
  • O aluno em meio aos significados da violência no Brasil
  • O que é violência
  • Violências simbólicas, físicas e psicológicas
  • Diferentes formas de violência
doméstica, sexual e na escola
  • Razões para a violência
  • Aula expositiva e discussão dos temas das aulas
  • Proposta curricular
  • Livro didático :
  • BOMENY,Helena (organizadora) Tempos modernos, tempos de Sociologia. São Paulo. Editora do Brasil. 2007
  • Bibliografia Complementar :
  • GIDDENS, Anthony. Sociologia. Porto Alegre. Artmed, 2005
  • VILA NOVA, Sebastião. Introdução à Sociologia. São Paulo. Atlas. 1999
  • Exibição de filmes
  • Artigos de jornais e revistas
  • Apresentações em powerpoint
  • Atividades na Biblioteca

  • Avaliação dissertativa – critérios : Senso crítico, clareza das ideias, pertinência das informações, adequação à norma culta.

  • Avaliação com questões de múltipla escolha - critério : Indicação das respostas corretas.

  • Elaboração de mapas conceituais

  • Pesquisa – critérios : Clareza das ideias, adequação das fontes de informação, obediência às normas de pesquisa em trabalhos escolares.

  • Recuperação : Avaliação escrita : critérios : Senso crítico, clareza das ideias, pertinência das informações, adequação à norma culta.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário