Arquivo do blog

Seguidores

sábado, 25 de setembro de 2010

Questões 2° Ano Escola Pedro Casemiro Leite

Leia a letra da música abaixo:

Vocês que fazem parte dessa massa

Que passa nos projetos do futuro
É duro tanto ter que caminhar
E dar muito mais do que receber...

E ter que demonstrar sua coragem
À margem do que possa parecer
E ver que toda essa engrenagem
Já sente a ferrugem lhe comer...

Êeeeeh! Oh! Oh!
Vida de gado
Povo marcado
Êh!
Povo feliz!

Admirável gado novo – Zé Ramalho



1 – O que é sociedade de massa ? O que permite ao autor da música acima comparar a vida do povo à vida do gado ?



2- O que é cultura de massa ?



3 – Qual o papel da indústria cultural na difusão da cultura de massa ?



4 – Por que podemos afirmar que sociedades tribais não possuem subculturas ?


Observe as imagens abaixo:

















5 - A Cultura de massa é um fenômeno típico da sociedade contemporânea. Explique quais são as suas características e quais relações podem ser estabelecidas entre a indústria cultural e a dinâmica do sistema capitalista.






6 - Observe a imagem abaixo:





Esta antiga propaganda da Camel afirma que uma pesquisa diz que médicos fumam mais Camel que qualquer outro cigarro. E, naquela época, eles até sugeriam cigarros para mulheres grávidas, como uma alternativa para diminuir a pressão sanguínea. Mesmo depois que os malefícios decorrentes do consumo de cigarro foram comprovados, as propagandas de cigarro continuaram a ser veiculadas, tendo sido definitivamente proibidas há alguns anos. A partir da imagem acima e de seus conhecimentos sobre o assunto, elabore um texto de 15 linhas expondo as relação existente entre propaganda, cultura de massa e consumismo. Além disso, aponte os dilemas éticos envolvidos nesta relação.

6 comentários:

  1. 1-Sociedade em massa é a sociedade de todos, aquelas coisas que todos gostam como futebol,novela e etc.Porque as vezes nossas vida parece a de um gado,a lei da sobrevivência.
    2-cultura de massa é a cultura de todos,em geral jeito de vestir,sexo,vida social etc.
    3-o papel da indústria social,ou melhor a mídia, tudo pois a maior parte de nosso cultura é extraída da mídia.
    4-Porque a sociedade tribal,não têm Estado, não têm classes, não têm escrita, não têm comércio, não têm história, não têm escola(...)
    5-Seria a televisão,radio,internet.
    6-Todos vêem da mídia,a cultura de massa,a propaganda e o consumismo.Todos estão ligados a mesma coisa,é atravez da cultura de massa que vem a propaganda, e que acaba vindo o consumismo.A partir do momento que começa a passar uma propaganda na televisão,de um produto,mesmo que nunca tenha passada pela sua mente comprar, você acaba se interessando.

    Tamires Aparecida Godinho nº: 31 Série: 2ºB

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A sociedade tribal sim, tem história. A história de seus antepassados.

      Excluir
    2. A sociedade tribal sim, tem história. A história de seus antepassados.

      Excluir
  2. 1- É uma sociedade que pensa tudo em comum, e não existe uma reflexão contrária ao que a sociedade pensa. Pelo fato de o povo trabalhar como o gado, o gado faz tudo que o "patrão" manda sem receber muito, assim como o povo.

    2- É aquela parte da cultura dominante de uma sociedade complexa comum a todas as suas subculturas.

    3- A indútria cultural faz com que as pessoas consomem coisas que a sociedade impõe assim a cultura de massa aparece.

    4- Porque eles trabalham em sociedade, eles não tem um superior para comanda-los.

    5- A cultura de massa é estabelecida pelo domínio da minoria dominante sobre a maioria, ela rege os princípios e as formas de convivênca na sociedade, padronizando o viver das pessoas. A relação de domínio e poder entre os donos do capital e os assalariados.

    6- A mídia, os meios de comunicação são responsáveis pela massificação das formas de pensar e até mesmo de consumir da sociedade. O capitalismo faz co mque as pessoas queiram consumir cada vez mais os produtos que são mostrados nas propagandas, sendo estas um meio para se chegar na finalidade que é o consumo de massa. Segundo a ética que deve ser seguida, os homens devem agir e pensar de forma crítica, e as propagandas não permitem isso, fazendo das pessoas seres alienados, ou seja, sem capacidade de refletir sobre o que é exposto.

    Luana Félix Silva Nº: 16 Série: 2ºB

    ResponderExcluir
  3. 1-Seria a cultura do povo, o modo de agir, de pensar da sociedade,não existindo o contrario de sua reflexões e modo de agir.Pelo modo de Agir de Lutar e trabalhar o Povo e o Gado tem em comum.

    2-Seria a cultura predominante na sociedade o que está na mídia o que o povão faz.(Danças,Modas,Estilos...)

    3-Industria Cultural faz com que as pessoas centralizem suas vidas no que a midia oferece no que predomina fazendo assim com que as pessoas usem tudo o que a sociedade usa e ofereçe, fazendo com que a cultura de massa apareça.

    4-Porque Primeiramente eles não tem Cultura, não tem um governo, escola, tecnologia e não tem uma pessoa no poder para comanda-los e instrui-los.

    5-A Cultura de massa e estabelecida pela sociedade predominante Capitalistas e os assalariados, no caso principios basicos que os que predominam fazem na suas ações,convivencia enfluemcia no modo de viver de outras pessoas. (tecnologia).

    6- A Midia a comunicação e o consumismo estão interligados são eles que formam a Cultura de massa,Porque todos ele fazem com que a sociedade tenham em foco o consumismo qua acaba fazendo com que o povo se alienem no que ela ofereçe.

    Mayza Nascimento Ferreira Nº22 Série: 2º B

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como as sociedades tribais não tem cultura? Cultura na sociologia é tudo que resulta da criação do homem. Se eles tem uma crença, eles tem uma sociedade - mesmo que simples-, então sua afirmação esta incorreta. Ter cultura não significa ter governos, escolas e etc;

      Excluir