Arquivo do blog

Seguidores

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Vídeo para as turmas do 1° Ano - Escola Pedro Casemiro

3 comentários:

  1. NOME:Fernanda N°14 Série: 1ºA

    Pro Dia Nascer Feliz

    Esse vídeo mostra a triste realidade do nosso país com relação á educação.
    Cerca de 40 anos atrás, todo o país já vinha sofrendo as conseqüências de governos que não investiram na educação e não se preocuparam com o futuro da nação, buscaram só seus próprios interesses ao invés de buscar o interesse da população.
    A antiga juventude chamada de “transviada”, não difere muito da atual juventude, rebelde, alienada e desinteressada, assim os jovens daquela época não tinham uma esperança de um futuro melhor, e vemos o resultado disso hoje, porque seus filhos, a atual juventude, têm uma condição muito pior em virtude da péssima qualidade de ensino que os atuais governantes propõe para este país, especialmente se estes jovens vivem no interior do país, principalmente no nordeste e nas periferias das grandes cidades.
    Outro fator que atrapalha muito os jovens é o desinteresse dos educadores e dos próprios alunos e muitos acabam abandonando a escola antes mesmo de terminar o ensino fundamental e os que ficam mal sabem ler e escrever.
    É triste ver jovens com um grande potencial e com muito interesse de aprender, perdem oportunidades que poderiam mudar as suas vidas por não terem uma perspectiva de um futuro melhor por causa da sua educação, e o pior de tudo é que são conscientes disso.

    ResponderExcluir
  2. Nome:Juliana O. Rocha nº19 série:1ºA

    Notei que o vídeo dizia que há 44 anos atrás apenas metade dos jovens em idade escolar conseguiam frequentar uma escola ou por falta das mesmas que não eram o bastante para tantos alunos ou por outros motivos.Eles acabavam seguindo caminhos errados como a violência,as drogas,etc.Mas 44 anos depois,97% dos jovens em idade escolar frequentam uma escola,mas com o passar dos anos muitos a abandonavam.
    Se antes acredito eu que o maior problema era a falta de escolas e hoje com esse problema quase resolvido por que essa juventude dita ''transviada'' ainda existe e ainda esta mais transviada do que a de 44 anos atrás?Em partes acho que o problema eram os pais dos jovens atuais que eram a antiga juventude transviada e não sabem como criar seus filhos ou da própria juventude que esta definitivamente perdida,mas,acho que o maior culpado são os governantes de nosso país que impõem esse sistema educacional falido que não consegue cumprir seu papel de educar os jovens e pensando bem isso parece um ciclo vicioso e que os próprios jovens não abrem seus olhos para enxerga-lo e sair dele.
    Mas acho que é isso que os governantes querem,já que para votar de maneira consciente e efetiva é preciso ter educação certo?Aprender a ser um cidadão crítico e aprender diferenciar o certo do errado.E cidadãos críticos que procurariam questionar seus governates e lutar por seus direitos seriam um problema sério para os próprios governates corruptos que estão no poder e a solução seria implatar esses sistema educacional inafetivo para então não formar esses ''cidadãos problemáticos''.Pensando bem antigamente as escolas eram escassas,mas,essas poucas escolas acredito eu eram melhores que as atuais.Então o povo percebendo as poucas escolas pressionaram o governo que construíu mais escolas mas fez decair a qualidade das antigas e novas escolas obtendo o mesmo resultado de antigamente.
    Acredito que a infra-estrutura precária das escolas principalmente as do nordeste como eu vi no vídeo seria uma arma para desmotivar os jovens.Já os educadores muitas vezes generalizam os jovens como incapacitados e perdidos e perdem a fé em ensina-los muitas vezes desvalorizando até aqueles que se esforçam para aprender que por sua vez ficam também desmotivados.
    Mas há crianças como a Clécia que mesmo com todas as dificuldades se esforçam para estudar.Seria bom se houvesse mais jovens assim.~

    \/desconsidere esse comentário.
    Porque os pintinhos eram coloridos?eles sofreram algum tipo de mutação?

    ResponderExcluir
  3. Hellen Miranda Rodrigues, nº18 1ºA

    O vídeo é chocante pois, mostra a realidade que permeia as escolas nos grandes centros urbanos do Nordeste e do Sudeste. Mas tal diversidade nos permite enxergar o problema educacional que é a divisão de classes atreladas á falta de administração pública. Tanto é que alguns dos jovens já não tinham mais esperanças de um futuro melhor, eram poucos os que se dedicavam as estudos. E os pais não estavam muito apoio as filhos e concerteza isso afetava o psicológico das pessoas levando a largar a escola a usar drogas etc. Infelizmente todos esses problemas só terá um final quando nossas autoridades perceberem que o futuro do nosso pais depende de uma educação eficiente.

    ResponderExcluir