Arquivo do blog

Seguidores

domingo, 30 de outubro de 2011

Avaliação de Sociologia 3º ano - Sesi

Leia os textos abaixo:

Texto 1
As propostas de reforma que se encontram em discussão não são as melhores para a democracia. O voto distrital puro favorece oligarquias regionais e grandes compradores de votos. O voto em listas fechadas fortalece a oligarquia partidária. Talvez a melhor solução fosse o voto misto, no qual a metade da representação é escolhida pelo voto distrital e a outra metade, pelo voto proporcional. A estrutura dos partidos deveria dar existência jurídica real aos filiados, que hoje não passam de massa de manobra (...)Essas alterações de nada servirão se o financiamento das campanhas continuar sendo feito pelas grandes corporações econômicas. Podemos dizer que não é a vontade do povo que determina a formação do Parlamento, mas a dos mais ricos. Eles começam por financiar eleições internas dos partidos, para a escolha de seus dirigentes, continuam a influir na formação das chapas e mantêm seu poder no financiamento das caras campanhas eleitorais.Aqui, a vontade do eleitor é sempre desrespeitada: ele vota em um deputado e elege um ministro; elege um senador e é obrigado a ver em seu lugar um suplente sem expressão. A nova legislatura pode ser o início da reforma política, ou mais uma oportunidade perdida.
Fonte: http://www.redebrasilatual.com.br/revistas/51/voltar-ao-principio
Texto 2
Enéas Carneiro - o candidato a deputado federal mais votado do País, com mais de 1,55 milhão de votos - vai eleger mais cinco dos sete concorrentes do minúsculo Prona à Câmara dos Deputados, na bancada de São Paulo. O cidadão Ildeu Araújo será parlamentar federal, terá gabinete e assessores em Brasília, com menos de 400 votos e ele foi o quinto "mais votado" dos candidatos do Prona à Câmara. Tem ainda Vanderlei Assis que garantiu seu lugar em Brasília com apenas 275 votos.O quociente eleitoral nas eleições proporcionais é obtido pelo número de votos válidos dividido pelo número de vagas. O Estado de São Paulo tem direito a 70 deputados federais, e seu quociente, nestas eleições, foi pouco mais de 285 mil. Como os votos válidos conquistados pela legenda do Prona ultrapassaram 1 milhão e 575 mil, o partido terá direito a mais cinco deputados federais na bancada paulista.
Fonte: http://noticias.terra.com.br/eleicoes/interna/0,,OI58702-EI685,00.html
O sistema político eleitoral brasileiro apresenta as seguintes características:
  • Financiamento privado das campanhas eleitorais;
  • Eleições proporcionais para vereadores e deputados federais e estaduais, nas quais o número de cadeiras a que cada partido terá direito nas câmaras, assembleias e no parlamento é definido pelos quocientes eleitoral e partidário
  • Sistema de listas abertas
  • Permissão para que os políticos eleitos mudem de legenda durante a legislatura.
1 - Explique quais são as distorções causadas por cada um desses mecanismos adotados no sistema eleitoral brasileiro.

Leia o texto e observe a charge abaixo:


A identificação das identidades e perfis partidários pela sua posição unidimensional (na dimensão esquerda-direita) está vinculada a uma determinada concepção teórica acerca da competição partidária, qual seja, a teoria econômica da democracia (Downs, 1999), segundo a qual os partidos se movem ao longo do espectro ideológico formulando propostas de políticas para obter votos em busca dos quais se permitem mudar de posição. De acordo com a teoria downsiana, os partidos se posicionam em relação ao peso desejável da intervenção estatal na economia, entre a extremidade esquerda (controle governamental pleno) e a extremidade direita (mercado completamente livre). A posição assumida por cada partido pode variar conforme a expectativa de preferência do eleitor mediano, cujo voto os partidos almejam, ou seja, os partidos se movimentam na escala para ganhar eleitores. (Downs, 1999)
Mensuradas através da localização na dimensão esquerda-direita, as preferências políticas dos partidos poderiam explicar desde gastos sociais dos governos (Castles, 1982; Hicks e Swank, 1992; Allan e Scruggs, 2004) até resultados macroeconômicos (Hibbs Jr., 1977; 1992; Alesina, Roubini et al., 1997). O argumento é de que gastos sociais, que por sua vez afetam os resultados macroeconômicos, são medidas redistributivas e portanto são políticas preferidas por governos ocupados por partidos de esquerda, enquanto políticas de ajuste seriam preferidas por governos ocupados por partidos de centro e de direita.
Tarouco,Gabriela da Silva, Esquerda e Direita no Sistema Partidário Brasileiro: notas de pesquisa







Questões


2 – A divisão dos partidos nas categorias direita e esquerda ainda é válida? Por quê ?


3 – Quais os elementos utilizados para localizar os partidos na dimensão esquerda e direita?


4 - Escreva um pequeno comentário sobre a charge acima.

5 – A partir do texto e dos conceitos trabalhados em sala de aula, classifique os principais partidos brasileiros de acordo com as categorias de esquerda e direita.

ESQUERDA __________________________________________________________________________DIREITA

PSTU
PSDB
PCO
PMDB
PT
PDT
PTB
PP
PSOL
PFL/DEM


2 comentários:

  1. Aí sim hein professor;
    Mas de uma coisa é fato,DIREITA E ESQUERDA NO BRASIL É REFERENTE APENAS A MÃO QUE VAI ROUBAR O DINHEIRO PÚBLICO.
    Sem mais.

    ResponderExcluir
  2. ...e ai Michael Jackson Five? Nem tive tempo de me despedir de vcs...aliás, só sua chefe teve tempo de me despedir....rs.
    Visite meu blog, e deixe recado qdo quiser...Mande um abraço a todos, pois não tive a oportunidade de voltar nem para isso...
    Abraço!
    José Roberto
    blog do pro de arte

    ResponderExcluir