Arquivo do blog

Seguidores

domingo, 30 de outubro de 2011

Avaliação de Sociologia 1º ano - Sesi

Irmãos pré-vestibulandos foram confundidos com assaltantes quando corriam


Confusão e racismo levaram dois candidatos ao vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) a perder a prova de ontem, na Capital. Dois jovens negros, que são irmãos, foram confundidos com bandidos pela Brigada Militar por estarem correndo, atrasados para o concurso. William Flores Silveira, 17 anos, e Cristian Norberto Flores Silveira, 24 anos, prestavam vestibular para Engenharia Mecânica - curso que o mais velho já está fazendo na Unisinos.
Moradores de Alvorada, ontem pela manhã, ambos seguiram de ônibus para a Capital, onde fariam a prova na Escola Estadual Professora Leopolda Barnewitz, na Rua João Alfredo, bairro Cidade Baixa. Ao desembarcarem na Avenida Loureiro da Silva, a cerca de duas quadras do local da prova, perceberam que já eram 8h15min e decidiram correr - a prova se iniciava às 8h30min. Os irmãos levariam cerca de cinco minutos correndo para chegar à escola. A menos de 10 metros do portão do colégio, foram abordados por dois PMs em uma viatura, e por um terceiro policial, a pé. - Eles (os PMs) vieram de arma em punho e perguntaram por que a gente estava correndo.
Quando falamos que íamos fazer o vestibular, eles disseram que "muita gente fala isso e, na verdade, tá assaltando os vestibulandos" - relatou Cristian. Portão foi fechado, impedindo o ingresso Depois do mal-entendido, quando os garotos conseguiram chegar ao colégio, o portão já estava sendo fechado. Houve uma tentativa de argumentação, mas já passava das 8h30min, e eles não puderam entrar.
O pai dos garotos registrou ocorrência na Delegacia de Polícia Para a Criança e o Adolescente Vítima, argumentando que a arma foi apontada para o adolescente. Hoje, ele deve procurar a Corregedoria da BM. - Vou tentar alguma medida para que os garotos não percam o vestibular por algo que não foi culpa deles - lamentou o engenheiro Norberto Silveira, pai dos jovens.
Publicado no website Boletim Informativo/Políticas de Cor em 19/01/2005


Quem é preto como eu já tá ligado qual é
Nota fiscal, RG, polícia no pé
Escuta aqui: o primo do cunhado do meu genro é mestiço
Racismo não existe, comigo não tem disso
É pra sua segurança.
Falou, falou, deixa pra lá
Vou escolher em qual mentira vou acreditar”
Racionais MC´s – Qual mentira vou acreditar


O brasileiro nunca vai aceitar que é preconceituoso. Foi educado para não aceitar isso. Como se diz, na casa de enforcado não se fala de corda.
Quando você está diante do negro, dizem que tem que dizer que é moreno, porque se disser que é negro, ele vai se sentir ofendido. O que não quer dizer que ele não deve ser chamado de negro. Ele tem nome, tem identidade, mas quando se fala dele, pode dizer que é negro, não precisa branqueá-lo, torná-lo moreno. O brasileiro foi educado para se comportar assim, para não falar de corda na casa de enforcado. Quando você pega um brasileiro em flagrante de prática racista, ele não aceita, porque não foi educado para isso. Se fosse um americano, ele vai dizer: "Não vou alugar minha casa para um negro". No Brasil, vai dizer: "Olha, amigo, você chegou tarde, acabei de alugar". Porque a educação que o americano recebeu é pra assumir suas práticas racistas, pra ser uma coisa explícita.
Quando a Folha de S. Paulo fez aquela pesquisa de opinião em 1995, perguntaram para muitos brasileiros se existe racismo no Brasil. Mais de 80% disseram que sim. Perguntaram para as mesmas pessoas: "você já discriminou alguém?". A maioria disse que não. Significa que há racismo, mas sem racistas. Ele está no ar... Como você vai combater isso? Muitas vezes o brasileiro chega a dizer ao negro que reage: "você que é complexado, o problema está na sua cabeça". Ele rejeita a culpa e coloca na própria vítima. Já ouviu falar de crime perfeito? Nosso racismo é um crime perfeito, porque a própria vítima é que é responsável pelo seu racismo, quem comentou não tem nenhum problema. “
Entrevista concedida pelo professor Kabengele Munanga, do Departamento de Antropologia da Universidade de São Paulo à revista Fórum.
A partir da leitura dos excertos acima e do texto Preconceito de marca e preconceito de origem, responda às seguintes questões:
3- Qual o conceito de raça utilizado na Sociologia ?
4 – O que é preconceito racial ?
5 - O que é preconceito de marca ?
6 - O que é preconceito de origem ?
7 – Quais são as especificidades do preconceito racial no Brasil, e o que o diferencia do preconceito praticado em outros países ?
Leia os textos abaixo
Texto 1
Na quarta-feira, 28 de março de 2007, todos os jornais da grande imprensa estamparam manchetes com uma frase pronunciada pela Ministra Matilde Ribeiro, da Secretaria Especial para Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), em uma entrevista à BBC Brasil: “Não é racismo quando um negro se insurge contra um branco. (...) Quem foi açoitado a vida inteira não tem a obrigação de gostar de quem o açoitou”.Na mesma entrevista, Matilde, depois de defender que não é racismo quando um negro se levanta contra um branco, afirmou que “racismo é quando uma maioria econômica, política ou numérica coíbe ou veta direitos de outros”.
Texto 2
Nós do Brasil, somos uma raça miscigenada (...) Tenho minha bisavó negra, foi escrava, e a minha avó era mulata. Se você olhar para mim, sou um branco, mas não sou um branco de fato, então não existe problema racial no Brasil” (Declarações do Vice-presidente José Alencar - O Estado de S. Paulo, 29/3/07).
Observe as respostas dadas a questão: Qual é a sua cor/ raça em pesquisa realizada no final da década de 1970.
1 Acastanhada
2 Agalegada
3 Alva
4 Alva-escura
5 Alvarenta
6 Alvarinta
7 Alva-rosada
8 Alvinha
9 Amarela
10 Amarelada
11 Amarela-queimada
12 Amarelosa
13 Amorenada
14 Avermelhada
15 Azul
16 Azul-marinho
17 Baiano
18 Bem-branca
19 Bem-clara
20 Bem-morena
21 Branca
22 Branca-avermelhada
23 Branca-melada
24 Branca-morena
25 Branca-pálida
26 Branca-queimada
27 Branca-sardenta
28 Branca-suja
29 Branquiça
30 Branquinha
31 Bronze
32 Bronzeada
33 Bugrezinha-escura
34 Burro-quando-foge
35 Cabocal
36 Cabo-verde
37 Café
38 Café-com-leite
39 Canela
40 Canelada
41 Cardão
42 Castanha
43 Castanha-clara
44 Castanha-escura
45 Chocolate
46 Clara
47 Clarinha
48 Cobre
49 Corada
50 Cor-de-café
51 Cor-de-canela
52 Cor-de-cuia
53 Cor-de-leite
54 Cor-de-ouro
55 Cor-de-rosa
56 Cor-firma
57 Crioula
58 Encerada
59 Enxofrada
60 Esbranquecimento
61 Escura
62 Escurinha
63 Fogoio
64 Galega
65 Galegada
66 Jambo
67 Laranja
68 Lilás
69 Loira
70 Loira-clara
71 Loura
72 Lourinha
73 Malaia
74 Marinheira
75 Marrom
76 Meio-amerela
77 Meio-branca
78 Meio-morena
79 Meio-preta
80 Melada
81 Mestiça
82 Miscigenação
83 Mista
84 Morena
85 Morena-bem-chegada
86 Morena-bronzeada
87 Morena-canelada
88 Morena-castanha
89 Morena-clara
90 Morena-cor-de-canela
91 Morena-jambo
92 Morenada
93 Morena-escura
94 Morena-fechada
95 Morenão
96 Morena-parda
97 Morena-roxa
98 Morena-ruiva
99 Morena-trigueira
100 Moreninha
101 Mulata
102 Mulatinha
103 Negra
104 Negrota
105 Pálida
106 Paraíba
107 Parda
108 Parda-clara
109 Polaca
110 Pouco-clara
111 Pouco-morena
112 Preta
113 Pretinha
114 Puxa-para-branca
115 Quase-negra
116 Queimada
117 Queimada-de-praia
118 Queimada-de-sol
119 Regular
120 Retinta
121 Rosa
122 Rosada
123 Rosa-queimada
124 Roxa
125 Ruiva
126 Russo
127 Sapecada
128 Sarará
129 Saraúba
130 Tostada
131 Trigo
132 Trigueira
133 Turva
134 Verde
135 Vermelho
8 - Em relação aos textos acima é correto afirmar:

a) o texto número dois reflete duas ideias correntes em nosso país, que por não encontrarem amparo na realidade são chamadas de mito: a de que somos um povo mestiço e a de que não há racismo em nosso país

b) o raciocínio de José Alencar está correto, pois o fato de sermos um país mestiço é prova mais do que suficiente de que não há racismo por aqui

c) o argumento utilizado pelo ex-vice-presidente está incorreto, pois no Brasil não houve mestiçagem 

d) as políticas de segregação oficial adotadas no Brasil em meados da década de 1930, ainda podem ser sentidas, uma vez que permitiram a mestiçagem que está na raíz da formação de nosso povo

e) como todos somos mais ou menos mestiços, é um absurdo falar em racismo no Brasil

9 - O fato de existirem tantas respostas diferentes para a questão : Qual é a sua cor/ raça? Indica que:

a) como no Brasil não houve miscigenação, a questão racial está bem equacionada em nosso país

b) somos uma nação bi-racial, dividida fundamentalmente em brancos e negros

c) as regras de pertencimento étnico-racial no Brasil são muito parecidas com aquelas vigentes nos Estados Unidos

d) o Brasil é um país multirracial, onde as várias culturas convivem em harmonia e onde nunca houve qualquer tipo de preconceito

e) o Brasil escolheu a mestiçagem como um dos traços marcantes de sua identidade


10 - “...corresponde a formas de classificação de indivíduos ou grupos de indivíduos baseadas em marcadores fisionômicos ou fenotípicos, tais como cor da pele, textura do cabelo ou formato dos lábios,que remetem direta ou indiretamente à noção biológica do termo, ainda que saibamos que esta não exista de fato.”
O conceito de que trata o excerto acima é :

a) etnia

b) raça

c) nação

d) estado

e) casta


11 - São elementos constituintes da identidade nacional brasileira:

a) a crença de que somos um povo pacífico, hospitaleiro e que não temos preconceitos de quaisquer espécies

b) o patriotismo que beira à xenofobia e a crença no trabalho e no esforço individual como elementos fundamentais para vencer na vida

c) a ideologia do self-made man e a doutrina do destino manifesto

d) a pontualidade, a honra e a impessoalidade nas relações sociais

e) a disciplina, o respeito às diferenças e a honra



12 - “ ________ oferece um repertório inicial de representações da realidade e, em cada momento da formação histórica, esses elementos são reorganizados tanto do ponto de vista de sua hierarquia interna (isto é, qual o elemento principal que comanda os outros) como da ampliação de seu sentido (isto é, novos elementos vêm se acrescentar ao significado primitivo). Assim, as ideologias, que necessariamente acompanham o movimento histórico da formação, alimenta-se das representações produzidas pela fundação, atualizando-as para adequá-las à nova quadra histórica.” ( Marilena Chauí)
O conceito que preenche adequadamente a lacuna é :a)

a) o preconceito racial

b)a discriminação

c)a xenofobia

d)a solidariedade mecânica

e)o mito fundador


13 - Observe o vídeo abaixo :





Identifique as referências à história e cultura africana e afro-brasileira presentes no famoso " Pout Pourri do morro", cantado por Elis Regina e Jair Rodrigues.

2 comentários: