Arquivo do blog

Seguidores

domingo, 5 de junho de 2016

Plano de trabalho docente de Sociologia 1º ano - Primeiro Bimestre

PLANEJAMENTO BIMESTRAL 
Disciplina: Sociologia - Professor : Alexandre Marques de Freitas -1º ano. Ensino Médio
Primeiro Bimestre


Habilidades Desenvolvidas do currículo Oficial – SEE/SP

Conteúdos Abordados/ Projetos Escolares contemplados

Estratégias utilizadas/ Materiais necessários
Avaliação: instrumentos e critérios estabelecidos
Recuperação: instrumentos e critérios estabelecidos
Desenvolver o espírito crítico e a capacidade de observação da sociedade
Desenvolver habilidades de leitura, produção de textos contínuos e expressão oral
Iniciar a construção de um olhar sociológico sobre a realidade
Desenvolver a consciência de que não há olhar natural; todos os olhares são sempre
construções
Distinguir o conhecimento de senso comum do conhecimento científico
Distinguir Sociologia de Filosofia e Assistência Social
Compreender o papel da Revolução Industrial e da urbanização no nascimento da
Sociologia
Compreender o que faz um sociólogo

  • Sociologia e o trabalho do sociólogo
  • O processo de desnaturalização ou estranhamento da realidade
  • Como pensar diferentes realidades
  • O homem como ser social
  • As Revoluções Burguesas e o Surgimento da Sociologia
  • Os precursores do pensamento sociológico
  • Auguste Comte e o Positivismo
  • A Lei dos três estágios
  • A classificação das ciências
  • Émile Durkheim e as regras do método sociológico
  • Solidariedade mecânica e solidariedade orgânica
  • O suicídio










  • Aula expositiva e discussão do tema das aulas
  • Proposta curricular
  • Livros didáticos – Introdução à Sociologia ( Sebastião Vila Nova – Editora Atlas)
  • Bibliografia Complementar – A importância do conceito de cultura sobre o conceito de homem
  • Exibição de filmes
  • Artigos de jornais e revistas
  • Apresentações em powerpoint
  • Atividades na Biblioteca
  • Exibição do longa metragem “ Desmundo”


  • Avaliação dissertativa – critérios : Senso crítico, clareza das ideias, pertinência das informações, adequação à norma culta.

  • Avaliação com questões de múltipla escolha - critério : Indicação das respostas corretas.

  • Pesquisa – critérios : Clareza das ideias, adequação das fontes de informação, obediência às normas de pesquisa em trabalhos escolares.

  • Recuperação : Avaliação escrita : critérios : Senso crítico, clareza das ideias, pertinência das informações, adequação à norma culta.









Nenhum comentário:

Postar um comentário