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segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Cursinho Popular de Cotia

Caríssimos e caríssimas,

Repassando, conforme combinado, as informações referentes ao Cursinho Popular de Cotia da forma como as recebi.
.

No dia 21/02 (domingo), às 10h na E.E. Zacarias Antonio da Silva (atrás do Hospital de Cotia), vai ocorrer a apresentação e inscrição para o cursinho. Compareça e garanta sua vaga.

As aulas são aos sábados e domingos, das 9h às 17h!

PCI - Site que reúne vários editais de concursos públicos

Caríssimos,

Este site é uma boa pedida para quem quer ficar informado sobre concursos públicos !


https://www.pciconcursos.com.br/

Animação brasileira - Uma história de amor e fúria


sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Documentário " O povo brasileiro" - material complementar para as turmas do 2º ano do Ensino Médio

Caros alunos,

Deixo como sugestão para aprofundamento das discussões feitas em sala de aula, o documentário " O povo brasileiro ", que expõe de forma bastante interessante como se formou a identidade nacional brasileira.


Abraços !

Leitura complementar para os alunos do 2º ano do Ensino Médio

Prezadíssimos alunos,


Deixo como leitura completar o capítulo 1 do livro "A ralé brasileira", intitulado " A construção do mito da brasilidade"( pág. 29-40).

Segue abaixo o link para download do livro.

Boa leitura !

http://baixar-download.jegueajato.com/Jesse%20Souza/A%20Rale%20Brasileira%20(647)/A%20Rale%20Brasileira%20-%20Jesse%20Souza.pdf

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

A Sociologia é um esporte de combate - Documentário sobre Pierre Bourdieu


Link para download do livro público de Sociologia

http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/livro_didatico/sociologia.pdf

Exercícios - Comte e Durkheim

Sobre a Sociologia de Durkheim assinale com (V) as afirmativas verdadeiras e com (F) as falsas.

1) (   ) O objeto de estudo da Sociologia segundo Durkheim é a ação social.
2) (  ) O casamento, a educação, a escola, a religião, o crime, são exemplos de fato social.
3) (  ) Durkheim se esforçou para emancipar a Sociologia das demais teorias da sociedade.
4) (  ) Segundo Durkheim, a sociologia tinha por finalidade não só explicar a sociedade como também encontrar soluções para vida social.
5) (  ) O objetivo máximo da vida social, de acordo com Durkheim é promover a harmonia da sociedade consigo mesma e com as demais sociedades.
6) (  ) O crime não pode ser considerado um fato social normal.
7) (  ) A sociedade apresenta como todo organismo, estados normais e patológicos.
8) ( ) Sanções espontâneas são aquelas prescritas pela sociedade em forma de leis nas quais se estabelece a infração e a penalidade subsequente.
9) (  ) Sanções legais são aquelas que surgem como decorrência de uma conduta não adaptada à estrutura do grupo ou da sociedade à qual o indivíduo pertence.
10) (  ) Segundo Durkheim, o aborto e o suicídio não podem ser considerados fatos sociais, pois são atos individuais.

11 - Um jovem que havia ingressado recentemente na universidade foi convidado para uma festa de recepção de calouros. No convite distribuído pelos veteranos não havia informação sobre o traje apropriado para a festa. O calouro, imaginando que a festa seria formal, compareceu vestido com traje social. Ao entrar na festa, em que todos estavam trajando roupas esportivas, causou estranheza, provocando risos, cochichos com comentários maldosos, olhares de espanto e de admiração. O calouro não estava vestido de acordo com o grupo e sentiu as represálias sobre o seu comportamento. As regras que regem o comportamento e as maneiras de se conduzir em sociedade podem ser denominadas, segundo Émile Durkheim (1858-1917), como fato social.
Considere as afirmativas abaixo sobre as características do fato social para Émile Durkheim.
I. O fato social é todo fenômeno que ocorre ocasionalmente na sociedade.
II. O fato social caracteriza-se por exercer um poder de coerção sobre as consciências individuais.
III. O fato social é exterior ao indivíduo e apresenta-se generalizado na coletividade.
IV. O fato social expressa o predomínio do ser individual sobre o ser social.
Assinale a alternativa correta.

a) Apenas as afirmativas I e II são corretas.
b) Apenas as afirmativas I e IV são corretas.
c) Apenas as afirmativas II e III são corretas.
d) Apenas as afirmativas I, III e IV são corretas.
e) Apenas as afirmativas I, II e IV são corretas

12 - Segundo Braverman:
O mais antigo princípio inovador do modo capitalista de produção foi a divisão manufatureira do trabalho [...]
A divisão do trabalho na indústria capitalista não é de modo algum idêntica ao fenômeno da distribuição de
tarefas, ofícios ou especialidades da produção [...].
(BRAVERMAN, H. Trabalho e capital monopolista. Tradução Nathanael C. Caixeiro. Rio de Janeiro: Zahar, 1981. p. 70.)
O que difere a divisão do trabalho na indústria capitalista das formas de distribuição anteriores do trabalho?

a) A formação de associações de ofício que criaram o trabalho assalariado e a padronização de processos industriais.
b) A realização de atividades produtivas sob a forma de unidades de famílias e mestres, o que aumenta a produtividade do trabalho e a independência individual de cada trabalhador.
c) O exercício de atividades produtivas por meio da divisão do trabalho por idade e gênero, o que leva à exclusão das mulheres do mercado de trabalho.
d) O controle do ritmo e da distribuição da produção pelo trabalhador, o que resulta em mais riqueza para essa parcela da sociedade.
e) A subdivisão do trabalho de cada especialidade produtiva em operações limitadas, o que conduz ao aumento da produtividade e à alienação do trabalhador.


13 - (Unicentro 2012) Considerando-se as grandes mudanças que ocorreram na história da humanidade, aquelas que aconteceram no século XVIII — e que se estenderam no século XIX — só foram superadas pelas grandes transformações do final do século XX. As mudanças provocadas pela revolução científico-tecnológica, que denominamos Revolução Industrial, marcaram profundamente a organização social, alterando-a por completo, criando novas formas de organização e causando modificações culturais duradouras, que perduram até os dias atuais. (DIAS, Reinaldo. Introdução à sociologia. São Paulo: Persons Prentice Hall, 2004.)
Sobre o surgimento da Sociologia e as mudanças ocorridas na modernidade, é correto afirmar:
a) A intensificação da economia agrária em larga escala nas metrópoles gerou o êxodo para o campo.
b) O aparecimento das fábricas e o seu desenvolvimento levou ao crescimento das cidades rurais.
c) O aumento do trabalho humano nas fábricas ocasionou a diminuição da divisão do trabalho.
d) A agricultura familiar desse período foi o objeto de estudo que fez surgir as ciências sociais.
e) A antiga forma de ver o mundo não podia mais solucionar os novos problemas sociais.

14 – Leia o texto abaixo:
A violência é uma das principais questões da sociedade moderna, [....] Elas estão na discriminação racial, nas diferenças entre as classes sociais, na fragmentação do trabalhador, nos preconceitos políticos, na separação dos sexos, e assim por diante [...]
MARQUES, Edmilson. A base da violência. In: Sociologia Especial. São Paulo: Escala, 2009. p. 21.
Com base na citação acima, identifique em qual das opções estão presentes as características de fato social como objeto de estudo da Sociologia, segundo Émile Durkheim.

a) Exterioridade, coercitividade e generalidade.

b) Coercitividade, solidariedade, conflito e objetividade.

c) Objetividade, individualidade, generalidade e exterioridade.

d) Generalidade, conflito, individualidade e coercitividade.

e) Exterioridade, solidariedade, objetividade e generalidade.

15 – A ideia de as sociedades passariam por três estágios de evolução ( teológico, metafísico e positivo) está presente no pensamento de:
Karl Marx
Auguste Comte
Max Weber
Pierre Bourdieu
Émile Durkheim

16 - Para Émile Durkheim, o fato social constitui o objeto de estudo da Sociologia. Em sua obra As Regras do Método Sociológico ele formula com clareza os passos da construção desse objeto. A respeito deste conceito e de outros elaborados por Durkheim, analise as proposições abaixo. Posteriormente, assinale a alternativa que contenha as proposições ERRADAS:
I- Segundo Durkheim, os indivíduos possuem uma constante compulsão para subverter as regras sociais ou o acordo coletivo, sendo necessário, por isso, a atuação de órgãos de repressão como a polícia, para garantir a ordem e o respeito às hierarquias.
II- Segundo Durkheim, a intensa divisão do trabalho social que caracteriza a sociedade industrial moderna, leva, inevitavelmente, à predominância de uma solidariedade orgânica, uma vez que é no dia-a-dia que a interdependência entre os indivíduos pode ser observada, garantindo a coesão social, e comprovando o maior avanço social da sociedade industrial comparado à sociedade primitiva.
III- Uma vez identificados e caracterizados os fatos sociais, a preocupação de Durkheim dirigiu-se à conduta necessária ao cientista social. Para Durkheim, é necessário que o pesquisador afaste as suas prenoções e sentimentos pessoais para garantir a objetividade do conhecimento.
IV- Para Durkheim, o fato social pode ser normal ou patológico. O fato patológico é aquele não extrapola os limites dos acontecimentos mais gerais de uma determinada sociedade e que reflete os valores e as condutas aceitas pela maior parte da população.
V- Segundo Durkheim, o trabalho de classificação das sociedades, deveria ser efetuado com base em apurada observação experimental. Guiado por esse procedimento, estabeleceu a passagem da solidariedade orgânica para a solidariedade mecânica como o motor de transformação de toda e qualquer sociedade.
a) I, II e V.
b) I e II.
c) II, III e V.
d) IV e V.
e) I e IV.

17 -  (UFU/JUL/2007) Segundo Durkheim, em Educação e Sociedade (1975, p.45), “todo o sistema de representação que mantém em nós a ideia e sentimento da lei, da disciplina interna ou externa, é instituído pela sociedade.” Conforme a teoria desse autor assinale a alternativa correta.
a) Apesar de sua natureza social, o fim da educação é individual.
b) A educação não possui natureza social, antagonizando indivíduo e sociedade.
c) Cabe à educação constituir no homem a capacidade de vida moral e social.
d) A educação tem por objetivo suscitar o individualismo a fim de conservar a ordem.
e) À educação não cabe constituir no homem a capacidade de vida moral e social

18 -  (UFU/FEV/2007) Sobre o significado de consciência coletiva na teoria durkheimiana, marque a alternativa correta.
a) Representa um conjunto de regras e valores sociais que se coloca acima das consciências individuais, estabelecendo uma coesão social fundada nas diferenças entre os membros da sociedade.
b) Representa o conjunto de crenças, hábitos e sentimentos comuns à média dos membros de uma mesma sociedade, agindo sobre as consciências individuais e estabelecendo um padrão de comportamento.
c) Está intimamente relacionada à sociedade de grande divisão social do trabalho, sendo predominante no tipo de solidariedade orgânica, uma vez que estabelece um alto grau de conformidade e semelhanças a esse tipo de organização social.
d) Define um tipo de coesão social, particularmente aquele no qual se estabelece uma rede de funções interdependentes, ao mesmo tempo em que os indivíduos são diferentes uns dos outros.
e) Corresponde a maneiras de pensar, sentir e agir, exteriores ao indivíduo e dotadas de um poder de coerção.

19 - (UFU/FEV/2007) Sobre a concepção de fato social para Émile Durkheim, marque a alternativa correta.
a) O fato social é um tipo ideal que o sociólogo constrói, sem possibilidade de descobrir leis e tendências gerais.
b) Os fenômenos sociais decorrem das escolhas racionais que os indivíduos fazem, motivados estes por tradições, estados afetivos ou objetivos e valores desejados.
c) O método sociológico não deve se fundamentar na observação empírica, pois esta se restringe às ciências naturais.
d) O sociólogo deve olhar para os fenômenos sociais como coisas, controlando suas prenoções e se pautando pela objetividade comum a outros ramos da ciência.
e) Ao observar os fenômenos sociais, o cientista social deve se pautar por suas impressões prévias e sua análise deve ser marcada pela subjetividade.

20 - Dentre os principais autores articuladores da Sociologia na sua fase inicial de desenvolvimento, é CORRETO citar os nomes de

a) Marx e Foucault.
b) Comte e Durkheim.
c) Aristóteles e Comte.
d) Descartes e Marx.
e) Durkheim e Chartier



21- O conceito usado por Emile Durkheim para explicar a coesão social na sociedade moderna, caracterizada pelo individualismo é o de
 a) sistema orgânico.
 b) solidariedade orgânica.
 c) solidariedade mecânica.
 d) norma social.
 e) cooperação social.

22 - (FGV – 2010) - Em seu estudo sobre a Divisão do Trabalho Social, Durkheim investiga a função da divisão do trabalho no mundo moderno. É correto afirmar que um dos principais objetivos do autor nessa obra foi investigar
 a) como a divisão do trabalho proporciona o desenvolvimento econômico na sociedade moderna.
 b) o efeito moral da divisão do trabalho na sociedade moderna.
 c) as consequências negativas da divisão de gênero provocada pela divisão do trabalho na sociedade moderna.
 d) o enfraquecimento da divisão do trabalho na sociedade moderna.
 e) como a divisão do trabalho contribui para a igualdade de condições entre os indivíduos na sociedade moderna.

23 - (FGV - 2010) -Um conceito importante na obra de Durkheim é o de anomia. O suicídio anômico é provocado pelo(a)
 a) perda da dimensão normativa ocasionada por rápidas mudanças sociais.
 b) isolamento e baixa integração do indivíduo na sociedade.
 c) forte integração do indivíduo na sociedade.
 d) forte regulação exercida pela sociedade no indivíduo.
 e) melancolia adquirida por doenças hereditárias.

24 - (FGV - 2010 -) - Em sua obra O Suicídio, Émile Durkheim afirma que há um tipo de suicídio no qual "se o homem se mata não é porque reivindique esse direito, mas é porque tem esse dever". Seriam exemplos desse tipo de suicídio os japoneses camicases e os vários tipos de homens-bomba. Qual é esse tipo de suicídio?
 a) O suicídio egoístico.
 b) O suicídio anômico.
 c) O suicídio fatalista.
 d) O suicídio mecânico.
 e) O suicídio altruístico.

25 - (FGV - 2010 ) - De acordo com Émile Durkheim, ao realizar uma investigação científica, o sociólogo deve apreender:
 a) o objeto de investigação com base em suas noções prévias sobre o fenômeno a ser estudado.
 b) o fato social com base nas ideias e concepções subjetivas dos indivíduos.
 c) o fenômeno a ser estudado por meio de suas propriedades exteriores.
 d) os fatos sociais de modo que eles se apresentem relacionados com as representações dos indivíduos.
 e) o fenômeno a ser estudado com base em uma atitude de subjetividade.

26 - De acordo com Émile Durkheim, o fato social NÃO se caracteriza por:
 a) ser considerado um fenômeno inerente às representações (ideias) individuais.
 b) ser uma totalidade das relações das quais o indivíduo é apenas um dos elementos.
 c) condicionar a personalidade individual.
 d) exercer um poder coercitivo sobre os indivíduos.
 e) ser considerado como coisas exteriores, desligadas dos indivíduos conscientes.

27 - Criador da sociologia da educação, autor de uma teoria que se opõe vivamente ao idealismo, corrente segundo a qual a sociedade é formada pelo 'espírito' ou 'consciência' humana, Durkheim acreditava que a educação exerce um papel fundamental na construção social do humano, ao permitir que os indivíduos assimilem uma série de normas e princípios elaborados coletivamente para orientar sua conduta. Nesse sentido, postulava que:
 a) as características pessoais produzem o desenvolvimento coletivo.
 b) a sociedade é um produto da educação.
 c) o homem é um produto da sociedade.
 d) o pensamento racional é fruto da escolaridade.
 e) o foco da educação é promover o autoconceito do aluno.

28 - Segundo Emile Durkheim, o conhecimento científico pode ser útil para a ação. Identificar um critério objetivo, inerente aos fatos sociais, que permita distinguir a saúde da doença nas diferentes ordens de fenômenos sociais, pode esclarecer o sentido da prática, permitindo, ao mesmo tempo, que a ciência permaneça fiel ao seu próprio método. A partir dessa assertiva, assinale a opção correta.
 a) O delito é um fato normal, na medida em que sociedade isenta dele é impossível.
 b) O delinquente é considerado pela sociedade um ser antissocial, um corpo estranho e inassimilável, introduzido no seio da sociedade.
 c) O delito e a aversão que os membros da sociedade sentem por ele se relacionam com a fisiologia patológica da sociedade.
 d) O delito é uma doença e a pena que lhe é aplicada constitui o seu justo remédio.
 e) Para definir a patologia social, a sociologia adota o critério de observar se os fenômenos que ocorrem são gerais na sociedade.

29 - A partir do arcabouço metodológico proposto por Émile Durkheim, no que se refere às fases de uma investigação científica, a sequência correta é:
 a) Definir - Classificar - Explicar - Provar
 b) Classificar - Definir - Provar - Explicar
 c) Definir - Provar - Explicar - Classificar
 d) Explicar - Provar - Classificar - Definir
 e) Definir - Classificar - Provar – Explicar

30  - (UEL 2007) Segundo Émile Durkheim “[...] constitui uma lei da história que a  solidariedade mecânica, a qual a princípio é quase única, perca terreno  progressivamente e que a solidariedade orgânica, pouco a pouco, se torne preponderante”.
Fonte: DURKHEIM, É. A Divisão Social do Trabalho, In Os Pensadores. Tradução de  Carlos A. B. de Moura. São Paulo: Abril Cultural, 1977, p. 67.
Por esta lei, segundo o autor, nas sociedades simples, organizadas em hordas e clãs, prevalece a solidariedade por semelhança, também chamada de solidariedade  mecânica. Nas organizações sociais mais complexas, prevalece a solidariedade orgânica, que é aquela que resulta do aprofundamento da especialização profissional.
De acordo com a teoria de Durkheim, é correto afirmar que:
a) As sociedades tendem a evoluir da solidariedade orgânica para a solidariedade mecânica, em função da multiplicação dos clãs.
b) Na situação em que prevalece a solidariedade mecânica, as sociedades não  evoluem para a solidariedade orgânica.
c) As sociedades tendem a evoluir da solidariedade mecânica para a solidariedade orgânica, em função da intensificação da divisão do trabalho.
d) Na situação em que prevalece a divisão social do trabalho, as sociedades não desenvolvem formas de solidariedade.
e) Na situação em que prevalecem clãs e hordas, as sociedades não desenvolvem formas de solidariedade e, por isso, tendem a desaparecer progressivamente.

Notas da corte - Fuvest 2016

http://www.fuvest.br/vest2016/informes/corte_2016.pdf

Link para o site da Fuvest.

http://www.fuvest.br

Link para " O manifesto do partido comunista", de Marx e Engels.


http://www.pcp.pt/sites/default/files/documentos/1997_manifesto_partido_comunista_editorial_avante.pdf

Documentário "O mundo perdido do comunismo".


Link para download do livro "As regras do método sociológico ", de Émile Durkheim

http://coral.ufsm.br/gpforma/1senafe/biblioteca/asregrasdom.pdf

Link para download do livro " Cidadania no Brasil. O longo caminho" de José Murilo de Carvalho.


https://pt.scribd.com/doc/218999491/Cidadania-no-Brasil-Livro-Jose-Murilo-de-Carvalho-pdf

Clássicos da Sociologia : Max Weber - Videoaula com o professor Gabriel Cohn, da Universidade de São Paulo


Clássicos da Sociologia: Karl Marx - Videoaula com o professor Gabriel Cohn, da Universidade de São Paulo


Clássicos da Sociologia: Émile Durkheim - Videoaula com o professor Gabriel Cohn, da Universidade de São Paulo


1º Bimestre 2016 : Conteúdo - 3º ano Ensino Médio

Objetivos:
• Relacionar informações e processos e com seus contextos e com diversas áreas do conhecimento.
• Leitura e interpretação de filmes.
• Identificar dimensões sociais, éticas, estéticas.
• Investigar e intervir em situações reais.
• Estabelecer conexões e dar contexto.
• Representar, comunicar-se, conviver.
• Ler e expressar-se com textos, cifras, ícones, gráficos, tabelas e fórmulas.
• Converter uma linguagem em outra.
• Expressão oral.
• Leitura de imagens.

• Criatividade na montagem de painéis e seminários.

Conteúdos:

  • Cidadania no mundo greco-romano
  • Cidadania no mundo contemporâneo
  • Cidadania e política no Brasil Colônia
  • Cidadania e política no período imperial
  • Cidadania e política no período republicano
  • História dos partidos políticos no Brasil



1º Bimestre : Conteúdo - 2º ano Ensino Médio

Objetivos:
• Relacionar informações e processos e com seus contextos e com diversas áreas do conhecimento.
• Leitura e interpretação de filmes.
• Identificar dimensões sociais, éticas, estéticas.
• Investigar e intervir em situações reais.
• Estabelecer conexões e dar contexto.
• Representar, comunicar-se, conviver.
• Ler e expressar-se com textos, cifras, ícones, gráficos, tabelas e fórmulas.
• Converter uma linguagem em outra.
• Expressão oral.
• Leitura de imagens.

• Criatividade na montagem de painéis e seminários.

Conteúdos:

  • A formação do Brasil
  • O conceito de mito fundador
  • Aula expositiva e discussão
  • Os mitos fundadores da sociedade brasileira
  • O povo brasileiro – Darcy Ribeiro
  • O homem cordial – Sérgio Buarque de Hollanda
  • Casa Grande e Senzala - Gilberto Freyre
  • Preconceito de marca e preconceito de origem – Oracy Nogueira
  • Distinção entre indivíduo e pessoa no Brasil – O rito do “ Sabe com quem está falando? “
  • Os movimentos de imigração e emigração



1º Bimestre - 2016 : Conteúdo - 1º ano - Ensino Médio

Objetivos:
• Relacionar informações e processos e com seus contextos e com diversas áreas do conhecimento.
• Leitura e interpretação de filmes.
• Identificar dimensões sociais, éticas, estéticas.
• Investigar e intervir em situações reais.
• Estabelecer conexões e dar contexto.
• Representar, comunicar-se, conviver.
• Ler e expressar-se com textos, cifras, ícones, gráficos, tabelas e fórmulas.
• Converter uma linguagem em outra.
• Expressão oral.
• Leitura de imagens.

• Criatividade na montagem de painéis e seminários.

Conteúdos :
  • Problemas sociais e problemas sociológicos
  • A sociedade como um problema a ser investigado
  • O que estuda a Sociologia, afinal ?
  • As Revoluções Burguesas e o Surgimento da Sociologia
  • Os precursores do pensamento sociológico
  • As principais teorias sociológicas
  • Auguste Comte e o Positivismo
  • A Lei dos três estágios
  • A classificação das ciências
  • Émile Durkheim e as regras do método sociológico
  • Solidariedade mecânica e solidariedade orgânica
  • Exibição do longa metragem “ Desmundo”
  • O suicídio