Arquivo do blog

Seguidores

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Questões 1° Ano - Escola Pedro Casemiro

Leia o texto abaixo:



Foucault situou as sociedades disciplinares nos séculos XVIII e XIX; atingem seu apogeu no início do século XX. Elas procedem à organização dos grandes meios de confinamento. O indivíduo não cessa de passar de um espaço fechado a outro, cada um

com suas leis: primeiro a família, depois a escola ("você não está mais na sua família"),

depois a caserna ("você não está mais na escola"), depois a fábrica, de vez em quando o hospital, eventualmente a prisão, que é o meio de confinamento por excelência.



(...)Encontramo-nos numa crise generalizada de todos os meios de confinamento, prisão,hospital, fábrica, escola, família. A família é um "interior ", em crise como qualquer outro interior, escolar, profissional, etc. Os ministros competentes não param de anunciar reformas supostamente necessárias. Reformar a escola, reformar a indústria, o hospital, o exército, a prisão; mas todos sabem que essas instituições estão condenadas,num prazo mais ou menos longo. Trata-se apenas de gerir sua agonia e ocupar as pessoas, até a instalação das novas forças que se anunciam



DELEUZE, Gilles. Conversações: 1972-1990. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992, p. 219-

226.



Questões

1 – Você concorda com a afirmação de que há uma crise das instituições disciplinares ? Quais são os sinais e reflexos desta crise?


2- Cite exemplos de formas alternativas de organização social que indicam que estamos em transição para um período pós-sociedade disciplinar.

Vídeo para as turmas do 1° Ano - Escola Pedro Casemiro

sábado, 25 de setembro de 2010

Questões 2° Ano Escola Pedro Casemiro Leite

Leia a letra da música abaixo:

Vocês que fazem parte dessa massa

Que passa nos projetos do futuro
É duro tanto ter que caminhar
E dar muito mais do que receber...

E ter que demonstrar sua coragem
À margem do que possa parecer
E ver que toda essa engrenagem
Já sente a ferrugem lhe comer...

Êeeeeh! Oh! Oh!
Vida de gado
Povo marcado
Êh!
Povo feliz!

Admirável gado novo – Zé Ramalho



1 – O que é sociedade de massa ? O que permite ao autor da música acima comparar a vida do povo à vida do gado ?



2- O que é cultura de massa ?



3 – Qual o papel da indústria cultural na difusão da cultura de massa ?



4 – Por que podemos afirmar que sociedades tribais não possuem subculturas ?


Observe as imagens abaixo:

















5 - A Cultura de massa é um fenômeno típico da sociedade contemporânea. Explique quais são as suas características e quais relações podem ser estabelecidas entre a indústria cultural e a dinâmica do sistema capitalista.






6 - Observe a imagem abaixo:





Esta antiga propaganda da Camel afirma que uma pesquisa diz que médicos fumam mais Camel que qualquer outro cigarro. E, naquela época, eles até sugeriam cigarros para mulheres grávidas, como uma alternativa para diminuir a pressão sanguínea. Mesmo depois que os malefícios decorrentes do consumo de cigarro foram comprovados, as propagandas de cigarro continuaram a ser veiculadas, tendo sido definitivamente proibidas há alguns anos. A partir da imagem acima e de seus conhecimentos sobre o assunto, elabore um texto de 15 linhas expondo as relação existente entre propaganda, cultura de massa e consumismo. Além disso, aponte os dilemas éticos envolvidos nesta relação.

Vídeo para a turma do 2° Ano - Escola Pedro Casemiro Leite